Enem

Os resultados do Enem 2018 são utilizados pelo governo do país como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país, orientando as políticas educacionais do Brasil. Os dados apontados por essas avaliações têm mostrado, por exemplo, a distância entre o nível do ensino público e o particular. Mesmo numa prova que avalia habilidades e competências, em detrimento da memorização de conteúdos, a diferença de notas entre alunos de um e outro sistema de ensino é de 62% de diferença nas notas em 2016.

Assim como o Brasil utiliza o Enem como método para avaliar a qualidade da educação no país, outros países como a Colômbia, através de seu Instituto Colombiano para Avaliação da Educação (ICFES) 57 também aplica exames os estudantes que terminam o ensino fundamental e médio (secundário). Desta forma a qualidade da educação na América Latina pode ser monitorada pelo governo, sendo-lhe possível por exemplo avaliar, promover e investigar sobre a situação real da educação do país, fornecendo informação que sirva para que os órgãos responsáveis tomem decisões que melhorem a qualidade no setor.

Nota Enem 2018

Nota Enem 2018. Como são informadas, as notas do candidato no Enem 2018?

No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha no Enem 2018, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

- As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2018? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2018. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2018, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.

- É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?

Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2018 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

- É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para o mesmo curso?

Sim. As instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

Prova Enem 2018

A prova Enem 2018 possuía quatro tipos, que diferiam somente nas cores e na ordem das questões. A prova Enem da correção oficial era a de cor amarela.

A partir de 2009 a prova do Enem passou a ser dividida da seguinte forma: no primeiro dia os candidatos fazem prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, enquanto no segundo dia realizam prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A prova do Enem é contextualizada, o que a difere dos modelos de avaliação adotados tradicionalmente nos exames de vestibular.

Disponibilizamos, ainda, as provas do Enem aplicadas nas unidades socioeducativas e prisionais. Não deixe de conferir e se preparar!

Resultado e Matrícula

De acordo com o novo ministro da educação, Cid Gomes, que assumiu o posto na última sexta-feira, 2 de janeiro, o resultado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será disponibilizado na próxima semana, entre os dias 12 e 16.

O ministro anterior, Henrique Paim, havia informado após a aplicação das provas, nos dias 8 e 9 de novembro, que o boletim de desempenho do candidato seria publicado na primeira semana de janeiro, mas sem uma data definida, assim como a nova estimativa.

A alteração das datas se deve ao fato de que o Enem 2018 será reaplicado, pela segunda vez, para 31 candidatos de Pernambuco. Os novos testes acontecem nesta quinta-feira, 8 de janeiro. Porém, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não confirma a data.

Hoje, 5 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) comunicou as datas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições começam, respectivamente, nos dias 19 e 26 de janeiro, saiba mais.