Inscrições

Enem 2018: Como recuperar a senha: O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018, mais uma vez promete ser sucesso absoluto, com um elevado número de participantes. O Exame criado inicialmente para avaliar o nível de aprendizado dos estudantes do último ano do ensino médio é hoje o principal meio para conseguir uma vaga no ensino superior público ou privado através de Programas do Ministério da Educação (MEC).

Para fazer a inscrição do Enem 2018 os candidatos devem realizar a inscrição no endereço eletrônico do INEP. Quem não se enquadrar nos critérios de isenção, deve pagar um valor referente a taxa de inscrição. Devem ser informados também dados pessoais com número de CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do documento de identificação( RG), data de nascimento, um endereço de e-mail válido, e cadastrar uma senha pessoal que será de muita importância para as aspirações futuras do candidato.

É importante que o estudante certifique-se que o e-mail e telefone informados esteja atualizado e funcionando, pois será através dele que o candidato receberá informações e, se necessário, utilize para recuperar a senha do Enem 2018.

Qual o objetivo de cadastrar uma senha ao se inscrever para o Enem 2018

Recuperar Senha Enem 2018

Programas voltados para o ingresso no ensino superior como SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos, e exigem como critério que o candidato tenham participado do Exame para terem o direito de se inscrever. E uma das formas encontradas é que o candidato informe a senha que cadastrou quando se inscreveu para realizar as provas do Enem. A senha também é utilizada para que os candidatos consultem o resultado final do Enem 2018. Vale lembra que a senha cadastrada é pessoal e intransferível.

Procedimentos para recuperar a senha do Enem 2018: É normal que os candidatos que participam do Enem 2018 esqueçam a senha cadastrada no momento da inscrição, porém é possível através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ que o candidato recupere sua senha.

Ao acessar o endereço eletrônico o candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento. Com estas informações o sistema enviará ao e-mail informado o número da senha que o candidato cadastrar quando se inscrever para o Enem 2018. É bom ressaltar que tanto a senha quanto o número de inscrição são informações que constam no Cartão de Confirmação do candidato que participarem do Exame.

Mais informações sobre o Enem 2018 serão postadas em breve, não deixem de curtir e compartilhar o Facebook do Enem 2018 e compartilhar no Whatsapp.

Lista de Espera 2018

Lista de Espera do Sisu 2018

- Quem pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu?

Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

- Como faço para participar da Lista de Espera do Sisu?

O candidato deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

- Como posso acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu?

As convocações dos candidatos participantes da lista de espera do Sisu são realizadas pelas próprias instituições de ensino superior. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Mais detalhes sobre o Inep, MEC e Enem você encontra nos artigos disponíveis em nosso site. Leia e mantenha-se informado!

Vagas Ofertadas

Vagas Ofertadas do Enem 2018

- Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no Sisu?

Não, neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais.

- Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante a chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2018.

O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisu, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

- É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?

Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

- Qual a diferença entre: Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico e Área Básica de Ingresso?

Bacharelado - curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Licenciatura - curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.

Tecnológico - curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.

Área Básica de Ingresso - Área Básica de Ingresso designa uma situação em que uma única “entrada” possibilitará ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (denominado de “ciclo básico” por algumas instituições de educação superior), a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (História, Física, Geografia, etc.); ou em cursos como os de Letras, que dispõem de várias formações acadêmicas vinculadas.

Isenção Enem 2018

Como obter isenção no Enem 2018 Brasil. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) deste ano serão aplicadas no fim do mês de outubro, provavelmente em sua última semana. As inscrições serão realizadas em meados de maio e junho.

Para se inscrever no Enem 2018, o estudante deverá acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. No ato da inscrição o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova do Enem 2018, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

A taxa de inscrição é de R$35,00 e seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). Muitos dos estudantes que irão se inscrever no Enem receberão isenção automática, outros podem conseguir o benefício declarando carência e, aquelas pessoas que não conseguirem nenhum dos dois, serão obrigadas a efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado.

Isenção de Taxa de Inscrição no Enem 2018

ISENÇÃO Enem 2018

Para ser isento da taxa de inscrição do Enem 2018, o candidato deve ser concluinte do ensino médio no ano de 2016, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Os estudantes que não forem automaticamente isentos podem obter a isenção, se declarando membros de famílias de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante documentos comprobatórios.

O Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, conforme disposto no art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Quem declarar carência no Enem 2018 deverá ter ciência que atende aos requisitos dispostos no artigo 1º da Lei 12.799, que trata da isenção de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingressos em cursos de instituições federais de educação superior; ou às regras do artigo 4º do Decreto nº 6.135, que diz respeito ao ganho mensal de famílias de baixa renda. Cada candidato será responsável pela veracidade das informações prestadas durante as inscrições.

Aqueles que não forem isentos do pagamento deverão, quitar o valor estabelecido como requisito à validação da inscrição dentro do prazo previsto que será divulgado no Edital Enem 2018.

Aproveite para conferir a melhor apostila para o Enem 2018. Mantenha-se sempre informado sobre tudo relacionando ao Enem no nosso site, curta a página do Enem 2018 no facebook e acompanhe todas as nossas atualizações.

Carência no Enem 2018

Em breve serão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. Muitos candidatos vão ter o direito de participar do Exame sem ter que pagar a taxa cobrada pela inscrição, que deve ser de R$35,00. Mas para ter este direito, o estudante deve antes consultar se está dentro das normas exigidas pelo regulamento de acordo com o Edital do Enem 2018.

O objetivo do Enem é o de avaliar o desempenho dos estudantes que estão para concluir o ensino médio. Porém, hoje o teste é visto como o substituto do antigo vestibular, pois a nota do Enem 2018 é requisito fundamental para ter direito a concorrer a vagas em instituições públicas ou privadas de ensino superior em programas governamentais como ProUni, Sisu, Fies, etc. Isto torna o Enem o principal meio de ingresso no ensino superior.

As inscrições para o Enem 2018 acontecem no primeiro semestre do ano, a partir do mês de maio. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o endereço eletrônico disponibilizado pelo MEC – Ministério da Educação, o http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

É necessário que o candidato informe o número do seu documento de identidade, o número do CPF e também um endereço válido de e-mail, bem como criar uma senha pessoal. No ato da inscrição deve ser informado também se o candidato necessita de atendimento especial no dia da prova.

Declaração de carência deve ser feita no ato da inscrição do Enem 2018

Quem se inscrever no Enem 2018 para obter o certificado de conclusão do ensino médio (vale lembrar que o candidato teve ter 18 anos ou mais de idade), deve no momento da inscrição informar que deseja participar do Exame visando tal finalidade.

Aqueles candidatos que estudam em escolas da rede pública que declaradas no Censo Escolar da Educação Básica e estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência, que é feita no momento em que está realizando a inscrição.

Para declarar carência socioeconômica no Enem 2018 o candidato deve estar dentro dos seguintes requisitos: possuir uma renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da família bem como atender as exigências dos incisos I e II parágrafo 1º da Lei Federal 12.799. Haverá uma análise amostral das informações fornecidas pelo candidado e, a qualquer tempo poderá ser exigido que o estudante apresente documentos que comprovem a real necessidade de isenção da taxa de inscrição através da declaração de carência.

O Enem foi criado para o benefício de todos, então não perca esta oportunidade e participe do Enem 2018. Conheça também a Apostila do Enem 2018, o melhor material de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações serão publicadas em breve, então não deixe de visitar nosso site.

Quando começam as inscrições do Enem 2018

As inscrições Enem 2018 Brasil: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) existe desde 1998. Criado pelo Governo Federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), ele conta com uma edição a cada ano. Desde 2009, quando passou a operar em novo formato, estudantes que fazem as provas podem usar suas notas em diversos programas de acesso e permanência no ensino superior de nosso país.

Com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos estudantes, hoje, o Enem é o principal mecanismo de seleção para o ingresso no ensino público superior, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser requisito básico na obtenção de bolsas em faculdades particulares, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). O desempenho nas provas também dá direito aos candidatos recorrerem ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e participar Ciência sem Fronteiras.

Como se inscrever no Enem 2018: Quando começam as inscrições?

O período de inscrição do Enem 2018 será divulgado em edital a ser elaborado pelo MEC em conjunto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As datas não devem fugir da cronologia que vem sendo seguida pela organização das provas. Desta maneira, se espera que as inscrições sejam feitas ao decorrer de duas semanas do mês de maio, exclusivamente pelo endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

Para se inscrever, o estudante precisa acessar a página citada e informar o número do CPF, documento de identidade (RG), endereço de e-mail válido, eventual necessidade de atendimento diferenciado, indicar o idioma para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol), recomendar a certificação de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2018 (se for a intenção), preencher o questionário socioeconômico e escolher o município onde deseja fazer o Exame.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 será R$ 35,00. A quantia deverá ser paga dentro do prazo estabelecido pela organização. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio, no ano de 2014, em escolas da rede pública, serão automaticamente isentos do pagamento. Estudantes de baixa renda poderão, durante as inscrições, preencher a declaração de carência a fim de se isentar da taxa.

O local de prova do Enem 2018 será determinado de acordo com a cidade escolhida e confirmado semanas antes da aplicação do teste. Cada candidato que tiver o registro devidamente deferido receberá, por meio dos Correios, o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018, contendo todas as informações necessárias: dados pessoais, língua estrangeira escolhida, necessidade de atendimento especial e endereço completo de realização das provas.

Se prepare para as provas da maneira mais eficaz! Adquira sua apostila digital do Enem 2018 e receba em sua casa um material completo desenvolvido para quem deseja conquistar uma excelente nota. As provas serão aplicadas somente no fim do ano.

Nota do Enem 2018

Entenda como será usada a sua nota do Enem 2018: O Exame Nacional do Ensino Médio, ou como é popularmente conhecido Enem, é o maior teste de conhecimentos escolares do Brasil e o segundo maior do Mundo perdendo apenas para o vestibular da China. O Enem começou a vigorar no cenário educacional do país em 1998 como uma forma encontrada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos que estavam para concluir o então 2º grau que hoje conhecemos como Ensino Médio.

Na época, a participação nas provas do Exame era facultativa e como servia apenas para avaliação do desempenho escolar dos alunos, por isso a adesão foi pequena. Porém, o Governo Federal, em parceria com o MEC, passou a utilizar as notas obtidas pelos estudantes que participavam do Enem como critério de seleção de Programas Educacionais que de alguma forma possibilitavam o ingresso no ensino superior, o que elevou consideravelmente o número de candidatos que optavam por participar das provas do Exame. Como o processo seletivo desses Programas Educacionais baseia-se no resultado do Enem, quanto maior a nota que o candidato conseguir, maior será a chance de ser contemplado em algum deles.

Notas do Enem 2018 utilizadas no ProUni e no SiSu

Um dos Programas Educacionais que possibilitam o acesso ao ensino superior é o ProUni – Programa Universidade para Todos e seu processo seletivo é totalmente baseado nas notas do Enem. O objetivo do Programa é o de conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Para conseguir uma dessas bolsas, o candidato que participar do Enem 2018 deve conseguir uma boa nota, já que a concorrência é acirrada.

O SiSu ou Sistema de seleção Unificada é outra iniciativa do Governo Federal que possibilita o ingresso no ensino superior através de processo seletivo feito com base nas notas obtidas pelo candidato no Enem. É um sistema informatizado que é alimentado diretamente com os dados dos candidatos que participaram das provas do Exame e é onde varias instituições Federais e Estaduais recorrem para selecionar seus novos acadêmicos.

As notas do Enem 2018 são compostas da soma das notas das quatro provas de conhecimentos (Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas), mais a prova dissertativa argumentativa de redação. E uma boa preparação é a melhor maneira que o candidato tem para obter uma boa nota no Exame.

A Apostila do Enem 2018 em formato de CD é a melhor alternativa para os candidatos que desejam obter uma boa nota no Enem 2018 e para adquirir o material basta que o candidato clique aqui no link. O preço é acessível e a Apostila é entregue no endereço informado pelo candidato em qualquer lugar do país. Então não perca mais tempo e compre hoje mesmo a sua Apostila do Enem e aumente suas chances.

Inep

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Um dos mais antigos e renomados Institutos de Pesquisas do Brasil, com quase 80 anos de existência o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ou INEP, é o órgão com status de autarquia federal vinculado ao Ministério da Educação responsável por realizar pesquisas e estudos e avaliar o sistema educacional do país.

Conhecendo a história do INEP

No ano de sua criação em 1937 o Instituto recebeu o nome de Instituto Nacional de Pedagogia e começou a funcionar efetivamente um ano após sua criação mudando mais uma vez de nome para Institutos Nacionais de Estudos Pedagógicos tendo como primeiro diretor geral o professor Lourenço Filho.

Por decreto cabia ao INEP fornecer informações sobre o sistema educacional do país, mas também foi designado para ajudar no processo seletivo dos profissionais que atuariam como funcionários públicos da União.

Em 1944 ocorreu o lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Este evento foi de fundamental importância, pois através deste veiculo o Instituto publica até hoje as informações obtidas em seus estudos e pesquisas.

O educador Anísio Teixeira no ano de 1952 foi nomeado diretor geral do instituto. Ao assumir o cargo o professor estabeleceu o objetivo de criar centros de pesquisas para através de meios científicos fundamentar uma reconstrução educacional no Brasil, o que virou realidade com a criação do Centro Brasileiro de pesquisas Educacionais com sede na cidade do Rio de Janeiro e também criou centros regionais em diversas capitais brasileiras.

Um dos períodos mais difíceis para o Instituto foi a época em que o país foi governado pelo presidente Fernando Collor, pois foi quando o órgão correu o risco de ser extinto. Para que isso não ocorresse, o INEP teve que sofrer uma reestruturação e começou a focar em um meio de reestruturar suas pesquisas educacionais e novas estratégias para divulgar o resultado dessas pesquisas.

INEP e ENEM

Em 1997 o Instituto com o objetivo de avaliar o desempenho e o nível de ensino dos estudantes que estavam para concluir o então 2º grau, atual ensino médio nas escolas publicas, aplicou pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A prova era facultativa e por isso não teve grande adesão na época. Porém, hoje o Enem apesar de continuar sendo facultativo, passou a ser quase obrigatório para os estudantes que estão para concluir ou que já concluíram o ensino médio, pois o Exame é requisito principal para participar de Programas como ProUni e Fies.

Como Consultar o Resultado do Enem 2018

Após o término do período de avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2018, é hora das milhares de pessoas que realizaram as provas do maior teste de conhecimentos do Brasil saberem o resultado final do Exame. Nesta edição, o Enem superou os mais de 9 milhões de candidatos que se inscreveram na edição anterior, segundo dados fornecidos pelo MEC – Ministério da Educação, órgão responsável pela organização do Exame, o Enem 2018 foi a maior edição já realizada.

O crescente interesse das pessoas, principalmente estudante, em participar do Enem, pode ser explicado pelo fato de que, realizar as provas do Exame é requisito principal para participar de programas do Governo Federal como ProUni, Fies, SISU, Pronatec, que de alguma maneira garantem a seus contemplados uma vaga no ensino superior público ou privado, seja através de bolsas de estudos ou com financiamento estudantil. As notas do Enem 2018 serão usadas como critério de seleção de alguns destes Programas e por este motivo os candidatos tem interesse em saber quando será divulgado o resultado final do Exame, que é obtido com a soma dos resultados das provas de conhecimentos e a prova de redação.

Ainda não foi divulgada a data em que será publicado o resultado final do Enem 2018, porém espera-se que seja como nas edições anteriores em que o resultado final foi divulgado entre os meses de dezembro e janeiro. É possível que além do resultado individual, seja consultado o resultado das escolas que foram melhores colocadas no Enem 2018.

Como consultar o resultado do Enem 2018

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas do Enem 2018, disponibiliza para os candidatos que participarem do Exame um endereço eletrônico onde é possível realizar a consulta do resultado do Enem. Para realizar a consulta, o candidato deve acessar o site http://enem.inep.gov.br/ e seguir as orientações fornecendo dados como número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, número de sua inscrição no Exame, nome, data de nascimento e o estado onde mora. Com isso é possível que o candidato tenha acesso a um boletim com as notas das quatro provas que compõe o Enem 2018 (matemática, linguagem e códigos, ciências humanas e ciências da natureza), e também da prova de redação.

Após a divulgação do resultado final do Enem 2018, é possível que os candidatos que se inscreveram para o Exame realizem sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos – ProUni e ainda para aqueles que optaram, solicitem o certificado de conclusão do ensino médio, dai a importância em saber quando será divulgado o resultado do Enem 2018.